O jogo Prince of Persia: The Lost Crown fará a sua estreia nos dispositivos móveis equipados com os sistemas Android e iOS a partir desta segunda-feira (14), para expandir as possibilidades de aproveitar o título.
Para saber mais sobre esta chegada aos celulares, o TudoCelular conversou com a Associate Producer, Nhi Ho Ngoc Bao, e o Game Content Director, Alexis Denancé, ambos da Ubisoft Da Nang – braço da Ubisoft no Vietnã, que ficou responsável pelo desenvolvimento deste port.
Os executivos falaram ao TudoCelular a respeito dos conteúdos adaptados ao mobile e o que foi implantado de novidade nos recursos para a plataforma, como o suporte a controles externos, os controles de toque e as várias customizações da interface.
Além disso, eles também comentaram sobre os principais desafios de levar um game consagrado dos consoles para os dispositivos móveis. Vale lembrar que Prince of Persia: The Lost Crown foi lançado originalmente em janeiro de 2024, para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
Curiosidade
29 Mar
Jogos
12 Ago
Para completar, Nhi e Alexis comentam sobre as expectativas para a repercussão do jogo aos gamers no Brasil, bem como a importância do mercado brasileiro para o game.
Sem mais delongas, você pode conferir a entrevista na integra a seguir. Também aproveite para deixar a sua opinião sobre o que achou das respostas no espaço destinado a comentários, logo abaixo do texto, e confira neste link a nossa análise completa do título.
Quem so os entrevistados?
“Meu nome é Nhi, Associate Producer da Ubisoft Montreal, no Vietnã. E minha equipe lançará Prince of Persia: The Last Scroll para iOS e Android na próxima segunda-feira. Lançamos a versão para Mac em dezembro passado. E meu trabalho como produtor associado no projeto geralmente é garantir que estejamos lançando o jogo dentro do prazo e do orçamento previsto. E, claro, oferecer a mais alta qualidade para os jogadores.”
Nhi Ho Ngoc Bao
Associate Producer da Ubisoft Da Nang
“Meu nome é Alexis Denancé. Sou o diretor de conteúdo do jogo Prince of Persia: The Lost Kingdom para dispositivos móveis. E meu papel no projeto era essencialmente resolver o quebra-cabeça de como portar o jogo para dispositivos móveis. O que isso significa em termos de controle? Precisamos de recursos extras para o jogador, que foram adicionados para tornar o jogo melhor e mais confortável? E também para respeitar a visão inicial do jogo para consoles, sem nenhuma modificação na história, nenhuma modificação no design dos níveis ou nos inimigos seja feita.”
Alexis Denancé
Game Content Director da Ubisoft Da Nang
Novos recursos para verso mobile
“Claro que os novos recursos são todos vinculado à plataforma. Então, você tem o controle de toque que é novo. Obviamente, também mantivemos o suporte ao controle para que você ainda possa jogar o jogo no celular com seu controle. Mas tudo o que vai com os controles, adicionamos um monte de recursos para que você tenha um remapeamento de controles para toque para que você possa mover qualquer um dos seus botões de toque de posição, tamanho, transparência. Você tem diferentes métodos de controle se os jogadores tiverem preferências diferentes. Também introduzimos novas predefinições de dificuldade, novos recursos de acessibilidade para tornar a plataforma e o combate mais adequados para jogadores de dispositivos móveis. Então, introduzimos muitos controles automatizados, como poção automática, defesa automática, que acontece quando você simplesmente solta a tela e você recebe um ataque e um acerto automático. Essencialmente, quando você chega perto de um inimigo, ele começa a atingi-lo sozinho. Você ainda pode trazer os combos e as acrobacias que fazem o jogo ótimo. Mas você recebe uma ajudinha nisso. Se você tiver opções que não sejam importantes para o jogo, com a possibilidade de ter um segundo ataque aéreo, estamos trabalhando no carregamento de tempo, que é um recurso que permite reduzir o tempo do jogo para 75% da velocidade original, o que facilita a reação a tempo e torna o jogo mais acessível para jogadores casuais. E também introduzimos recursos como um escudo opcional, essencialmente se você morrer muitas vezes no mesmo local, em vez de fazer você desistir por raiva ou jogar seu telefone fora, você se beneficiará de um escudo que lhe dará um acréscimo de sensibilidade se desejar pegá-lo, pois é totalmente opcional. Você também pode optar por ignorá-lo e enfrentar o desafio original sozinho.”
Alexis Denancé
Todo o jogo original foi adaptado para o mobile?
“Para a versão móvel, temos o jogo base. E para as três atualizações de conteúdo gratuitas da edição HD, foram apresentadas na versão para Mac, mas não na versão móvel. E não também não terá a DLC Mask of Darkness.”
Nhi Ho Ngoc Bao
Há planos para novas expansões exclusivas em celulares?
“Não temos liberdade para discutir esse tópico no momento.”
Alexis Denancé
Principais desafios de levar jogo de console ao mobile
“Bem, para fazer os desafios, primeiro precisamos dizer o que foi feito e, depois, o que foi ótimo. É um ótimo jogo para os jogadores, então esse já é um ótimo primeiro passo, como se, com um ótimo jogo, tivéssemos certeza de que encontraríamos jogadores que também o adorariam no celular. O jogo é adequado para dispositivos móveis da maneira como foi feito pelo time HD. Ainda é bastante adequado com o aspecto das cores laterais, e o jogo foi muito bem otimizado. Portanto, não apenas em termos de desempenho, o jogo rodando a 60 fps no Switch seria mais fácil de portar sem redução de qualidade e ainda rodando a 60 fps na maioria dos dispositivos. Mas também pudemos sentir todos os esforços que a equipe original fez em acessibilidade. Pudemos sentir isso de maneiras que tornaram a portabilidade para dispositivos móveis mais fácil. Como todo o HUD em texto grande ou em tela suave ainda funciona. Todos os controles deslizantes de dificuldade que você pode alterar, fomos capazes de propor novas predefinições específicas para dispositivos móveis sem impactar as que já existiam, porque eles organizaram melhor. Então, antes de tudo, é uma homenagem ao trabalho deles e uma homenagem que queremos prestar a eles também. Os desafios vêm da plataforma mobile em si e acho que são meio óbvios para qualquer jogador. Os controles serão desafiadores. E são. É por isso que nos esforçamos muito para adicionar diversos recursos para torná-los mais confortáveis para os jogadores. E sabemos que encontraremos jogadores com diferentes níveis de experiência, porque todos os jogadores são diferentes. Temos os jogadores mais casuais, os jogadores mobile, os jogadores mais clássicos, os jogadores de núcleo médio, que poderão jogar com algum nível de automação. E, finalmente, também temos os jogadores que desejam a experiência do HD, e eles podem fazer isso também, e podem até usar seus controles para realmente reproduzir a experiência de console no celular. Então, sim, o grande desafio era tudo girando em torno desse ponto. Mas isso foi identificado muito cedo e conseguimos resolver todas essas preocupações.”
Alexis Denancé
Base de jogadores distinta
“Também precisamos reconhecer que a base de jogadores é muito diferente do PC e do console. Porque eles são os donos dos dispositivos de jogos. E eles não têm gosto, mas sim uma abordagem diferente quando decidem comprar um título para jogá-lo. Então, o desafio dos jogadores mobile, que usam os dispositivos, não é apenas para jogar. Há muitas perguntas em termos de tamanho, em termos de desempenho, se terei a mesma experiência que as pessoas têm no console no meu celular quando comprar o jogo. Então, a primeira coisa que propomos e que traremos para o título é o formato de teste gratuito. Ao contrário do título premium que você precisa comprar antes de jogar, no celular você pode jogar o teste gratuito. São 15 a 30 minutos de jogo, onde você aprende sobre os controles, explora o mundo, conhece os personagens, e isso te prende e te convence a comprar o jogo completo. Outra coisa é que um jogador mobile prestaria atenção ao tamanho do jogo, porque eles também têm fotos e vídeos da família no celular. Então, tentamos minimizar o tamanho do pacote. Organizamos alguns itens no próprio pacote, outros no arquivo, por exemplo. Outra coisa é que nos consoles o tamanho da tela é fixo em 16:9, mas no seu celular você pode ter um aparelho super quadrado como o Z Fold ou um longo como o Z Flip, por exemplo. Os dois extremos dos exemplos de celulares. Por isso, garantimos que o jogo tenha uma boa aparência, que nada fique fora da tela ou sobrecarregue o outro, independentemente do dispositivo que você esteja jogando. E também em relação à potência, nem todos têm aparelhos topo de linha como o Galaxy S25 ou o iPhone 16. Por isso, tentamos maximizar a quantidade de dispositivos que podem rodar o jogo bem e que não alterem sua experiência de jogo. Esses também são todos os desafios que temos que enfrentar, juntamente com a experiência de jogo.”
Nhi Ho Ngoc Bao
Qual a importncia do mercado brasileiro ao game?
“Sabemos que os jogadores brasileiros são grandes players mobile. Acho que isso está ligado principalmente à falta de acesso fácil aos consoles. Corrijam-me se eu estiver errado, mas sabemos que este é um mercado importante para jogadores mobile. Então, estamos muito felizes por termos uma entrevista com uma mídia brasileira que mostra o entusiasmo do Brasil pelo jogo. E sim, estamos muito animados para ver os resultados e ver se os jogadores gostam, se está bem carregado, você sabe, gostaria de receber todo o feedback dos jogadores, espero que gostem do jogo em 14 de abril.”
Alexis Denancé
Mensagem aos leitores
“Quero deixar claro não apenas para os jogadores brasileiros, mas também para os jogadores de dispositivos móveis que estamos super animados para que vocês possam jogar o jogo e realmente esperamos que gostem, porque ele é brilhante por si só e, mesmo no mobile, vocês terão uma experiência maravilhosa, não importa onde estejam e qual celular tenham. Estamos muito animados para receber seus comentários e ver a reação do público.”
Nhi Ho Ngoc Bao
“Se você acha que pode gostar deste jogo, experimente o teste gratuito. É você quem vai se convencer ou não. Ambas as opções são boas. Mas é por isso que insistimos nos testes para que as pessoas possam aproveitar a primeira parte do jogo e ver se é o jogo para elas ou não. Então, fica o convite para ver se seus dispositivos suportam o jogo e se gostam do jogo.”
Alexis Denancé
Prince of Persia: Lost Crown
Desenvolvedor: Ubisoft Entertainment
Grátis – oferece compras no app
Tamanho: Varia de acordo com o sistema