O controverso Windows Recall está na última fase de testes antes do lançamento público

O polêmico Recall finalmente foi liberado para testadores da versão prévia de lançamento do Windows 11. A chegada do recurso à atualização experimental desta quinta-feira (10) indica que ele está prestes a ser disponibilizado ao público geral.

O Windows Recall é a ferramenta exclusiva dos PCs Copilot+ que permite rever toda a sua atividade no computador e voltar para qualquer momento com ajuda de inteligência artificial. Para funcionar, a ferramenta tira prints da tela a cada 5 segundos e usa modelos generativos para compreender o conteúdo contido na tela.

O canal Release Preview (“Prévia de Lançamento”, em tradução livre) é a última etapa de testes antes da liberação oficial. Nessa fase, os recursos costumam estar em estágio avançado de refinamento e próximos da versão final.

O Windows Recall monta uma linha do tempo com prints da tela gerados a partir da sua atividade no computador. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

Entenda os atrasos do Windows Recall

Anunciado de forma controversa em maio de 2024, o Windows Recall enfrentou vários adiamentos e gerou forte repercussão negativa. A ferramenta atraiu críticas de especialistas em segurança, foi alvo de investigações por órgãos reguladores da União Europeia e gerou desconfiança entre usuários — afinal, ela captura prints da tela a cada 5 segundos para consultas futuras.

Captura de tela dos resultados da pesquisa no Recall para um restaurante sustentável.
O Windows Recall permite rever sua atividade no computador com a ajuda de IA. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

Após passar por diversas modificações, o Recall foi reintroduzido para testes públicos em novembro de 2024, ainda com disponibilidade bastante restrita, já que depende dos recém-lançados PCs Copilot+ — inicialmente os modelos com Snapdragon X, e, posteriormente, dispositivos equipados com CPUs Intel ou AMD.

Recall continua sendo um recurso opcional

Mesmo nesta nova fase de testes, a Microsoft mantém o Recall como uma funcionalidade opcional. Ou seja, somente os usuários que ativarem a ferramenta manualmente terão acesso ao recurso — uma tentativa de evitar impactos para quem não tem interesse na funcionalidade.

Se não houver novos imprevistos, o Recall deve ser lançado ao público geral no formato atual. Ainda assim, o recurso continuará exclusivo para computadores Copilot+.

O Recall está disponível na Build 26100.3902 (KB5055627) do Windows 11 24H2, liberada para testadores do programa Windows Insider no canal Release Preview.

Por enquanto, ainda não há previsão oficial para o lançamento amplo do recurso.

Quer saber como o Recall pode mudar a forma como usamos o Windows? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das próximas atualizações do sistema da Microsoft.

Rolar para cima