Instagram agora proíbe que adolescentes realizem lives no app; entenda

Meta impõe regras mais rígidas para menores de 16 anos no Instagram. Novas ferramentas de controle chegam ao Brasil em dois meses; entenda mais detalhes sobre o recurso A Meta anunciou, nesta terça-feira (8), novas ferramentas de restrição para perfis de menores de 16 anos no Instagram. A novidade integra a Conta de Adolescente, um pacote de recursos voltados para o bem-estar e proteção dos jovens na rede social, e vai proibir que os jovens realizem lives na plataforma sem permissão dos pais. Além disso, não será mais possível desativar o filtro automático da rede social que borra imagens com suspeita de nudez, recebidas por mensagens diretas. Segundo a big tech, as novidades chegarão ao Brasil “nos próximos dois meses”. Nas próximas linhas, confira mais detalhes sobre as novas regras da Conta de Adolescente do Instagram.
🔎 Instagram: truque permite ver quem ‘stalkeia’ perfil nos destaques; entenda
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Instagram amplia restrições em contas de adolescentes; entenda
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Instagram: bug nos comentários públicos do app; como resolver? Saiba mais no Fórum do TechTudo
Como as restrições vão funcionar?
O Instagram agora vai proibir que menores de 16 anos realizem lives na plataforma. No entanto, assim como outros recursos desse tipo de conta, os pais podem aprovar os vídeos ao vivo, dando maior controle aos responsáveis. Além disso, os adolescentes não poderão desativar o filtro que borra imagens com nudez recebidas por mensagem direta . Essas restrições, implementadas pela Meta, pretendem proteger os adolescentes da exposição a conteúdos sensíveis e limitar o contato com pessoas desconhecidas.
O que é a Conta de Adolescente?
A “Conta de Adolescente” é um conjunto de recursos criado pela Meta para oferecer mais segurança a usuários menores de 16 anos no Instagram. Com alcance global de 54 milhões de contas, a modalidade impõe que os perfis sejam automaticamente privados, com limites às interações, principalmente com perfis suspeitos. Além disso, o acesso a conteúdos sensíveis também é restrito.
Por padrão, a idade mínima para criar uma conta no Instagram é 13 anos. Com as novas regras, usuários entre 13 e 15 anos têm suas contas sob controle parental. Os pais ou responsáveis podem supervisionar as atividades na plataforma e autorizar ou não o acesso a funções restritas — como fazer lives, por exemplo.
Desde o lançamento da “Conta de Adolescente”, segundo a Meta, 97% dos usuários de 13 a 15 anos continuam com as configurações de restrição ativas. A empresa pretende expandir essas medidas para todo o mundo. Atualmente, elas estão em vigor somente no Brasil, União Europeia, Índia, Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.
Com informações de O Globo
Mais do TechTudo
Veja também: Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger
Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

Rolar para cima