A Blackmagic acaba de lançar o DaVinci Resolve 20 com mais de 100 novas funcionalidades, muitas delas com integração a inteligência artificial para automatizar processos que seriam demorados para que você mantenha o foco em criar novas ideias e expressas a sua criatividade no editor de vídeos.
Dentre as novidades, primeira apresentada no palco da NAB 2025 foi o AI IntelliScript, que cria linhas do tempo automaticamente com base no script do usuário. O DaVinci Resolve escolhe as melhores tomadas, oferece alternativas e apresenta o resultado automaticamente.
Na mesma linha, o AI Multicam SmartSwitch alterna os ângulos de câmera com base no microfone ativo em cada cena. Você também poderá animar legendas usando o AI Animated Subtitles para destacar trechos conforme eles são falados.
O AI Detect Music Beats segue a mesma lógica, mas insere marcadores com base nas batidas da música, facilitando a edição de videoclipes.
Similar ao Generative Extend do Adobe Premiere Pro, o AI Set Extender do DaVinci Resolve também é capaz de aumentar a cena usando IA generativa para preencher todo o quadro com uma simples descrição.
Nas demais áreas, o Black Magic Cloud recebeu ferramentas melhores para edição colaborativa, as páginas de corte, cor e edição receberam alterações ao trabalhar na vertical para usar melhor o espaço na tela sem precisar aplicar zoom constantemente.
Por fim, a ferramenta paleta de narração facilita a gravação de narrações nos vídeos ao oferecer controles de sinalização, parada, gravação, ferramentas de isolamento de voz e nivelamento de diálogo. Um mixer de áudio completo com medição de volume profissional também foi adicionado à página de corte para que o áudio seja monitorado durante a edição.
Estes são os destaques do novo DaVinci Resolve 20 e você pode conferir todas as novidades na lista de mudanças na página oficial do editor de vídeos da Blackmagic Design pelo link:
O DaVinci Resolve 20 já está disponível em beta pública gratuita para download com as ferramentas básicas de edição. Aqueles que possuem uma licença poderão usar todos os recursos avançados imediatamente. O editor já está disponível também para PCs Copilot+ com chips Snapdragon X Elite e até iPads com chips Apple M2 e M1.
Saiba mais