Anunciado em meados do último mês de março, o Google Pixel 9a apareceu em um vídeo de desmanche na última sexta-feira (4). O experimento foi realizado pelo canal PBKreviews, no YouTube.
O chamado teardown teve como objetivo mostrar as partes internas do novo celular da gigante de Mountain View, ao mesmo tempo em que avalia a dificuldade para reparo e desmontagem do smartphone. Assista a seguir:
Como é possível conferir acima, o autor deu algumas notas para o aparelho focado em custo-benefício do Google. No quesito reparabilidade em geral, o Pixel 9a recebeu uma nota 7,5 de um máximo de 10. Para chegar nesse valor, foram divididos em cinco categorias com 2 pontos máximos cada.
Nos casos do design interno, da disponibilidade de peças e da facilidade para troca da tela, o aparelho fechou com a pontuação máxima de 2 pontos cada. No caso da substituição da bateria, a nota foi 1. Para completar, a maior dificuldade do dispositivo foi na substituição de peças diversas, com apenas 0,5 ponto.
Entre os destaques das partes internas, estão a remoção da tampa para acessar os componentes, a presença de 16 parafusos para remoção da cobertura dos componentes, apenas um para retirar o conector da bateria e outros dois para acesso à placa-mãe, além de mostrar que é possível realizar a troca do display sem precisar desmontar a parte da frente.
Qual é a sua avaliação sobre as partes internas do Google Pixel 9a? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.