Resumo
- Uma falha na rede da Telefónica deixou partes da Espanha sem serviços de telefone fixo, internet e impactou os serviços de emergência.
- A interrupção, causada por um problema em roteadores durante atualização, afetou diversas operadoras e foi resolvida em poucas horas.
- Usuários têm direito a indenização conforme decreto espanhol, devido à interrupção dos serviços de telecomunicação.
Uma falha na rede da Telefónica, dona da operadora brasileira Vivo, deixou grandes partes da Espanha sem telefone fixo e internet por horas na manhã desta terça-feira (20). O incidente, causado por um problema durante trabalhos de atualização da rede, afetou os serviços de emergência em quase todas as comunidades autônomas do país. Ele ocorre semanas após um apagão de energia ter gerado transtornos no país e em Portugal.
Falha em atualização
Segundo a companhia, a interrupção dos serviços ocorreu por um “incidente em um dos roteadores”, durante trabalhos de atualização da rede na madrugada. Sergio Sánchez, diretor de Operações, Redes e TI da Telefónica Espanha, explicou em um comunicado que o problema impactou serviços de algumas empresas, como outros provedores de internet, e serviços públicos.
Durante a pane, os usuários ficaram sem poder enviar mensagens, fazer ligações ou usar dados móveis por causa do problema. Clientes da Movistar, Digimobil, 02, Vodafone e MasOrange também relataram problemas de acesso à rede durante a manhã, mas as duas últimas companhias comunicaram que não foram afetadas pelo incidente.
Os primeiros problemas foram reportados após as três da madrugada, no fuso horário de Madrid (22h no horário de Brasília). Para resolver a situação, a Telefónica ativou um comitê de gestão de incidentes, isolou os nós afetados e mobilizou pessoal de campo.
Por volta das 10h30, a comunicação dos serviços de emergência começou a ser restabelecida e, cerca de duas horas depois, a Telefónica considerou o problema como solucionado, embora alguns locais ainda possam apresentar instabilidade ou queda.
Serviços de emergência foram atingidos


Fora as reclamações de usuários sem internet, o impacto da pane também foi sentido de forma crítica nos serviços de emergência 112, número com função semelhante ao 190 no Brasil, que ficaram inoperantes ou com dificuldades em muitas regiões, como Aragão, Andaluzia, Estremadura, Castela-Mancha, Rioja, Navarra, País Basco e a Comunidade de Valência.
Durante o problema, números alternativos foram divulgados para contato de emergência. Em Andaluz, o número 112 não recebeu chamadas entre 7h15 e 8h40m enquanto na Catalunha, embora a incidência tenha afetado os telefones de emergência 112 e 061, os sistemas de contingência funcionaram corretamente.
Usuários têm direito à indenização
A ONG espanhola Facua-Consumidores en Acción, que se dedica à defesa dos direitos dos consumidores, informou que os usuários afetados pela interrupção dos serviços têm direito a indenizações.
Segundo um decreto real que regulamenta os direitos dos usuários de comunicações eletrônicas na Espanha, a compensação por cortes em serviços de telefonia fixa pode ascender a “cinco vezes a cota mensal de assinatura ou equivalente vigente no momento da interrupção, rateado pelo tempo de duração desta”.
Com informações do El País, Telecinco, La Razón e Europa Press