A TCL está prestes a trazer o seu CPE 5G para FWA e outros produtos de conectividade para o mercado brasileiro. Durante o lançamento de seu portfólio de TVs, eletrodomésticos e dispositivos móveis para 2025, a companhia apresentou modems de quinta geração que tem como foco as operadoras.
Em conversa exclusiva com Mobile Time, Marcelo Perin, diretor comercial da TCL Mobilidade, recordou que a TCL tem papel de liderança em produtos de conectividade como CPEs e dongles no mundo, mas que essa categoria sempre “andou de lado” pelo fato do Brasil ter predominância da Internet doméstica com fibra.
Mas este cenário mudou com as operadoras começando a apostar no FWA. Vale lembrar, entre 2023 e 2024, as grandes operadoras começaram a desenvolver com mais afinco suas estratégias para esse serviço. Algo que deve se intensificar mais em 2025.
O executivo da TCL confirmou que está em testes com seu CPE nas três grandes operadoras e o produto está em reta final de homologação junto à Anatel.
Produtos
Em seu evento voltado à imprensa e canais de distribuição (operadoras, distribuidores, comerciantes), a TCL apresentou três produtos voltados à conectividade:
- CPE TCL Linkhub HH516 5G – 7 Gbps de downlink, 1,25 Gbps de uplink, permite até 512 conexões múltiplas, Wi-Fi 7 de banda dupla de 7,2 Gbps;
- Dongle TCL Linkey IK511 5G RedCap – 220 Mbps de download em 5G RedCap, chipset Qualcomm Snapdragon SDX35 Chipset, compatível com Windows, macOS, iPadOS, Linux e Android, plug and play com encaixe via USB-C;
- Hub TCL Linkzone MW63 – conectividade 4G LTE Cat6 (301 Mbps de downlink e 51 de uplink), Wi-Fi de banda dupla, conecta até 32 dispositivos via Wi-Fi e mobile cm bateria de longa duração.