Relegado a um nĂvel inferior na prioridade do Google depois do Gemini, o Android teve um “esquenta” para apresentar suas atualizações antes do evento principal do Google I/O. O destaque da apresentaĂ§Ă£o foi a nova versĂ£o do design Material para o sistema operacional mĂ³vel, chamado “Material 3 Expressive”. Vamos ver como isso muda seu smartphone e smartwatch.
Faltando apenas algumas semanas para o grande lançamento do Android 16, o tempo estĂ¡ correndo para que os desenvolvedores do Android se familiarizem com o novo conjunto de ferramentas de design disponĂvel no novo sistema. A principal mudança no Material 3 Expressive Ă© a forma como as animações sĂ£o apresentadas de maneira mais fluida – “elĂ¡stica”, nas palavras do prĂ³prio Google.
O prĂ³prio Google divulgou o novo design hĂ¡ alguns dias, mas agora podemos ver nĂ£o apenas a aparĂªncia dos elementos de design, mas tambĂ©m como eles sĂ£o animados. As cores e a tipografia tambĂ©m foram alteradas, mas, em nossa opiniĂ£o, nem todos os aplicativos se beneficiaram igualmente da atualizaĂ§Ă£o.
Nas capturas de tela, a maioria dos aplicativos do Google Ă© semelhante Ă s suas versões atuais, mas a empresa parece estar melhorando o contraste e oferecendo opções menos restritivas para os elementos da interface. O Google tambĂ©m promete que as novas animações serĂ£o acompanhadas de feedback tĂ¡til, mas isso dependerĂ¡ dos desenvolvedores de aplicativos.
Uma diferença notĂ¡vel estĂ¡ nas configurações rĂ¡pidas/tela de notificaĂ§Ă£o, que apresentarĂ¡ um efeito de transparĂªncia em vez de ocultar totalmente o papel de parede ou a janela do aplicativo. Nas configurações rĂ¡pidas, os usuĂ¡rios terĂ£o a opĂ§Ă£o de usar Ăcones menores para alternar os recursos (isso Ă© um aprimoramento ou simplesmente uma correĂ§Ă£o do que nĂ£o devia ter mudado?).
Inspirado nos iPhones, o recurso Live Updates fornecerĂ¡ notificações atualizadas sobre o status das atividades do aplicativo, mesmo no modo de exibiĂ§Ă£o sempre ativo. Inicialmente, o Google menciona o suporte a aplicativos de entrega, compartilhamento de carona e navegaĂ§Ă£o, para que vocĂªs possam acompanhar quando o seu supermercado/pizza/tĂ¡xi/Ă´nibus deve chegar. Em comparaĂ§Ă£o com o Live Activity do iOS, no entanto, nĂ£o hĂ¡ sinal de suporte a aplicativos de esportes.
Material 3 Expressivo também em seu smartwatch
Para nĂ£o ficar para trĂ¡s, o Wear OS tambĂ©m receberĂ¡ o tratamento do Material 3. Transições suaves e animações reativas semelhantes chegarĂ£o na prĂ³xima grande atualizaĂ§Ă£o do sistema do smartwatch, o Wear OS 6. Como nos smartphones Android, o Wear OS contarĂ¡ com temas de cores dinĂ¢micas que combinam com o visual do mostrador do relĂ³gio.

O Google mencionou que ele foi otimizado para telas redondas, deixando para trĂ¡s os formatos quadrado e similares. Mas, verdade seja dita, a maioria dos dispositivos com Wear OS tem um design redondo.
Mais animações em um smartwatch podem levantar a questĂ£o do consumo de bateria, mas o Google anunciou que o Wear OS 6 trarĂ¡ uma melhoria de atĂ© 10% na duraĂ§Ă£o da bateria. A mudança se deve a outras alterações de desempenho e otimizaĂ§Ă£o, portanto, variarĂ¡ de acordo com o dispositivo.
Tarde demais para a geraĂ§Ă£o Z?
O novo design, as animações e as opções de personalizaĂ§Ă£o parecem ter o objetivo de atrair um pĂºblico jovem para o Android, com opções de cores ousadas e elementos de design de diferentes formas e tamanhos. No entanto, ainda nĂ£o se sabe se essa isca funcionarĂ¡, jĂ¡ que a GeraĂ§Ă£o Z tem preferido o iOS hĂ¡ muitos anos.
E, como sempre acontece com as atualizações do Android, hĂ¡ a questĂ£o de saber se os fabricantes de dispositivos adotarĂ£o o novo estilo, jĂ¡ que a maioria das empresas oferece sua prĂ³pria experiĂªncia personalizada. Por sua vez, o Google diz que os dispositivos Pixel serĂ£o atualizados com o Material 3 Expressive “ainda este ano”, sugerindo que o Android 16 nĂ£o trarĂ¡ todas as mudanças apresentadas.
Mais detalhes, especialmente para os desenvolvedores de aplicativos, serĂ£o apresentados durante o Google I/O 2025, que terĂ¡ inĂcio no dia 20 de maio.
O que vocĂªÂ achou do novo design do Android? VocĂªÂ prefere ter menos animações e menos feedback para uma experiĂªncia mais rĂ¡pida? VocĂªÂ estĂ¡ preocupado com os efeitos na duraĂ§Ă£o da bateria?