Refletir no ChatGPT: aprenda a usar função que pensa antes de responder

Recurso do ChatGPT é capaz de analisar e comentar as próprias respostas antes de entregá-las ao usuário, para o texto conter teor analítico e aprofundado sobe o tema; saiba usar O ChatGPT oferece a função “Refletir”, que analisa as próprias respostas antes de entregá-las ao usuário. O recurso da inteligência artificial (IA) da OpenAI consegue gerar opiniões, apontar falhas e sugerir melhorias, entregando uma visão crítica de determinado tema, e não somente a informação direta. A opção é útil para entender questões complexas e pode auxiliar o usuário a obter respostas e provocações com outros pontos de vista. A função está disponível para todos os usuários, inclusive na versão grátis. A seguir, saiba como ativar e usar o recurso Refletir do ChatGPT.
🔎5 benefícios de dizer ‘obrigado’ ao ChatGPT; confira
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Função Refletir do ChatGPT: saiba como usar o recurso da inteligência artificial
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Como usar o ChatGPT para melhorar a produtividade no trabalho? Veja no Fórum do TechTudo
O que é a função “Refletir”?
A função Refletir do ChatGPT é uma ferramenta na qual a inteligência artificial analisa e comenta as próprias respostas. Quando ela é ativada, o sistema revisa a própria base de conteúdo antes de criar o texto, e entrega para o usuário uma análise do tema buscado, avaliando possíveis falhas e melhorias, como se mostrasse uma segunda opinião do assunto de forma mais crítica. A função pode ser útil quando o usuário está diante de um problema complexo e precisa encontrar outros pontos de vista para analisar causas e consequências.
Por exemplo, imagine que você pediu ao ChatGPT para revisar uma mensagem que será usada para responder a uma reclamação de um cliente ou algum tipo de conflito pessoal. Ao ativar a função Refletir, o ChatGPT analisará o texto e poderá apontar que a linguagem usada pode parecer ofensiva demais, sinalizar que faltou empatia em algum trecho ou indicar que alguma frase pode ser mal interpretada pelo interlocutor, o que geraria ainda mais conflitos. É esse senso crítico ativado pelo sistema ao acionar a função.
Para usar o Refletir do ChatGPT, o usuário deve ativar o recurso antes de dar algum comando para a IA, clicando uma vez no botão que está disponível na própria caixa de texto principal do ChatGPT, sinalizado por um ícone de lâmpada. Então, basta dar o comando ou fazer uma pergunta e enviar. A resposta já será revelada com essa “reflexão” feita pelo sistema.
Nos testes feitos pelo TechTudo, quando o botão estava ativado, as respostas do ChatGPT se mostraram mais comentadas e aprofundadas, como se alguém estivesse explicando analiticamente o assunto. Havia mais nuances e consequências, e não somente as informações diretamente, como se tivesse uma consciência capaz de fazer uma autoavaliação.
Qual a diferença entre Investigar, Buscar e Refletir?
As funções Investigar, Buscar e Refletir do ChatGPT possuem finalidades diferentes na geração de respostas. O recurso Buscar é o mais objetivo do sistema e é responsável por acessar a internet em tempo real para buscar informações atualizadas ou notícias que serão usadas para responder perguntas diretas. Já o Investigar, deve ser utilizado quando o usuário deseja obter informações mais detalhadas sobre um tópico. Ao ativar o recurso, o sistema compara versões e cruza perguntas para explorar um tema com mais profundidade, ajudando a obter outras perspectivas.
Diferente dos outros dois recursos, o Refletir examina as ideias da resposta e faz uma reflexão sobre o tema. Ele ajuda o usuário a obter pontos de vista e faz questionamentos que podem servir como provocações filosóficas sobre o que foi pesquisado, gerando novas discussões.
Para quem está disponível essa ferramenta?
O recurso “Refletir” foi lançado pela OpenAI em fevereiro de 2025 e está disponível tanto para usuários da versão gratuita quanto para os assinantes pagos do ChatGPT no Brasil.
Como usar a função?
Passo 1. Acesse o ChatGPT, escreva sua pergunta ou comando e clique no botão “Refletir” para ativá-lo — ele assumirá a cor azul. Em seguida, clique na setinha para enviar;
Função Refletir do ChatGPT: saiba para quê serve e como usar o recurso da inteligência artificial
Reprodução/Rodrigo Fernandes
Passo 2. O ChatGPT exibirá as respostas com as reflexões sobre o assunto.
ChatGPT tem função Refletir para dar respostas aprofundadas sobre um assunto
Reprodução/Rodrigo Fernandes

Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês
3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

Rolar para cima