12 melhores filmes de terror psicológico que merecem uma chance

Da tensão silenciosa à loucura iminente, essa seleção de histórias intensas e provocadoras provam que o medo mais profundo é aquele que nasce dentro da mente; saiba mais detalhes Os filmes de terror psicológico têm o poder de causar calafrios sem recorrer a sustos fáceis ou criaturas sobrenaturais. Ele atua de forma mais sutil e profunda, explorando medos internos, traumas, paranoias e a fragilidade da mente humana. É o tipo de horror que não some quando a tela escurece — pelo contrário, ele fica ali, rondando os pensamentos, provocando reflexões e desconfortos silenciosos. E em meio a tantos lançamentos e produções populares, algumas obras do gênero, como Sorria (2022), Longlegs (2025) e A Bruxa de Blair (1999), disponíveis no Amazon Prime Video, Apple TV+ e Mercado Play, são alguns dos principais destaques do subgênero.
Pensando nisso, se você gosta de ficar com aquele friozinho na espinha, o TechTudo reuniu 12 filmes de terror psicológico que merecem ser descobertos — ou revisitados — por quem busca tramas inquietantes, atmosferas densas e um terror que vai muito além do que os olhos podem ver. A seguir, confira mais detalhes de cada uma das obras, bem como sinopse, elenco e onde assistir.
🎬12 filmes de terror baseados em lendas urbanas que vão te dar medo
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
O filme de terror psicológico A Bruxa é protagonizado pepla atriz Anya Taylor-Joy
Divulgação/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nessa lista do TechTudo, você ecnontrará os seguintes 12 melhores filmes de terror psicológico disponíveis no streaming que merecem uma chance:
A Bruxa (2015)
Hereditário (2018)
Eu Vi O Diabo (2010)
Corra! (2017)
A Bruxa de Blair (1999)
O Bebê de Rosemary (1968)
Longlegs (2024)
O Iluminado (1980)
Sorria (2022)
Audição (1999)
O Babadook (2014)
Midsommar (2019)
1. A Bruxa (2015)
Começando com esse longa que lançou a atriz Anya Taylor-Joy (Fragmentado) ao estrelato, a trama aqui se passa na Nova Inglaterra do século XVII e acompanha uma família puritana que, após ser abalada por forças sombrias, enfrenta uma histeria religiosa, culpando a filha mais velha por todos os males que têm acontecido com eles. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, o longa-metragem conta ainda com direção assinada por Robert Eggers (O Farol). A Bruxa obteve uma pontuação de 7 no agregador IMDb e uma taxa de aprovação de 91% da crítica na plataforma Rotten Tomatoes.
A Bruxa é dirigido por Robert Eggers
Reprodução/Rotten Tomatoes
2. Hereditário (2018)
Sucesso absoluto entre o público e a crítica especializada, esse longa do diretor Ari Aster (Midsommar) pode ser visto na Max (antiga HBO Max). Com Toni Collette (O Sexto Sentido) e Alex Wolff (O Dia do Atentado) no elenco principal, a narrativa segue a família Graham, que passa a sofrer com uma presença sombria logo após a morte da matriarca do clã. O longa americano Hereditário é uma produção original do estúdio A24 e se destaca com 7.3 pontos no IMDb e um índice de aprovação de 90% da imprensa no Rotten Tomatoes.
A atriz Toni Collette interpreta uma dona de casa atormentada por uma influência maligna em Hereditário
Reprodução/IMDb
3. Eu Vi O Diabo (2010)
E temos produção sul-coreana por aqui também! Atualmente disponível no Darkflix+, o longa do diretor Jee-Woon Kim (O Gosto da Vingança) traz tantas cenas de ação que vale a pena colocá-lo na sua watchlist. Com Lee Byung-hun (Mr. Sunshine) e Choi Min-sik (A Próxima Aposta) no elenco principal, a trama segue Kim Soo-hyeon, um agente secreto que vê sua vida virar de cabeça para baixo após sua noiva ser brutalmente assassinada por um serial killer impiedoso. A partir disso, ele embarca em uma jornada de vingança implacável contra o criminoso. O longa Eu Vi O Diabo pontuou 7.8 no IMDb e tem aprovação de 82% no RT.
Eu Vi o Diabo segue a história de psicopata sanguinário à solta na Coreia do Sul
Reprodução/IMDb
4. Corra! (2017)
Bastante popular entre o público e a crítica, esse suspense psicológico do aclamado cineasta Jordan Peele (Nós) revela críticas sociais afiadas sobre racismo ao narrar a história de Chris, um jovem negro que resolve passar um final de semana na casa dos pais de sua namorada para conhecê-los. E é no meio de uma hospitalidade exagerada que ele descobre segredos perturbadores sobre eles. Presente no Amazon Prime Video, a obra americana tem no elenco nomes como Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro) e Allison Williams (M3GAN). Corra! tem nota 7.8 no IMDb e aprovação de 98% no RT.
Corra! é um dos filmes de terror disponíveis no Amazon Prime Video mais bem avaliados
Reprodução/IMDb
5. A Bruxa de Blair (1999)
Apesar de um orçamento baixíssimo, esse longa revolucionou o gênero de terror ao usar o formato de found footage, isto é, um estilo narrativo em que a história é contada por meio de “filmagens encontradas”. Presente no Mercado Play, o enredo da obra segue um grupo de jovens estudantes de cinema que desaparece enquanto investigam uma lenda local. Um ano se passam e as autoridades encontram filmagens deles, revelando os seus últimos momentos aterrorizantes. Com Heather Donahue (Amor ou Amizade) e Michael C. Williams (O Mal Mora Aqui) no elenco, A Bruxa de Blair angariou 6.5 pontos no IMDb e possui aprovação de 86% no RT.
A Bruxa de Blair é um dos pioneiros no formato de found footage no cinema
Reprodução/The Movie Database
6. O Bebê de Rosemary (1968)
Clássico atemporal, esse longa-metragem é uma adaptação do romance homônimo de Ira Levin e está atualmente disponível no catálogo do Paramount+. Aqui, a narrativa gira em torno da personagem-título, uma jovem recém-casada que acaba de se mudar para um novo apartamento e que está esperando seu primeiro filho. No entanto, as coisas começam a ficar estranhas quando ela passa a suspeitar que o marido e os vizinhos fazem parte de um culto satânico que deseja usar seu bebê para fins sombrios. Com Mia Farrow (O Grande Gatsby) e John Cassavetes (Assim Falou o Amor) no elenco, O Bebê de Rosemary tem nota 8 no IMDb e aprovação de 97% no RT.
Roman Polanski adaptou o livro O Bebê de Rosemary, de Ira Levin, com Mia Farrow e John Cassavetes no elenco
Reprodução/The Movie Database
7. Longlegs (2024)
Protagonizado por Nicolas Cage (Motoqueiro Fantasma) e Maika Monroe (Corrente do Mal), o enredo segue Lee Harker, uma agente do FBI que mergulha em uma investigação sombria de um caso arquivado de um serial killer ritualístico. Contudo, quanto mais pistas ela descobre sobre os assassinatos, mais ela encontra laços pessoais que a conectam com o criminoso. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, o longa americano Longlegs conta ainda com direção assinada por Oz Perkins (O Macaco). Sobre a repercussão, a obra foi bem recebida pelo público no cinema e se destaca com uma pontuação de 6.6 no IMDb e uma taxa de aprovação de 86% no Rotten Tomatoes.
O terror atmosférico Longlegs: Vínculo Mortal foi uma das grandes surpresas do terror em 2024
Reprodução/The Movie Database
8. O Iluminado (1980)
Com direção impecável de Stanley Kubrick (De Olhos Bem Fechados) e uma atuação icônica de Jack Nicholson (Um Estranho no Ninho), a trama desse longa acompanha Jack Torrance, um autor que, para tentar quebrar um bloqueio criativo, aceita um cargo temporário como o caseiro de um hotel isolado. No entanto, forças sobrenaturais e sua própria sanidade ameaçam levá-lo à loucura, bem como a segurança de sua própria família. Presente na Max, o filme O Iluminado obteve nota 8.4 e aprovação de 83% dos especialistas nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes respectivamente.
O Iluminado é uma das obras clássicas em destaque no Max
Reprodução/The Movie Database
9. Sorria (2022)
Escrito e dirigido por Parker Finn (Laura Hasn’t Slept), esse terror psicológico acompanha Rose Cotter uma psiquiatra que, após testemunhar um suicídio chocante de uma de suas pacientes, passa a ser assombrada por visões sinistras e sorrisos macabros. Contudo, para escapar dessa entidade maligna que muda de forma constantemente, a protagonista terá que enfrentar seu próprio passado. Disponível para aluguel na Apple TV+, o longa Sorria tem em seu time de atuação nomes como Sosie Bacon (13 Reasons Why) e Kyle Gallner (Desconhecidos). No IMDb, possui nota 6.5 e no RT tem um índice de aprovação de 79% da crítica.
Em Sorria, uma psiquiatra é perseguida por uma entidade diabólica
Reprodução/IMDb
10. Audição (1999)
Nesse filme japonês, o público pode acompanhar Shigeharu Aoyama, um viúvo que organiza uma falsa audição para encontrar uma nova esposa. Contudo, é durante a empreitada que ele se encanta por uma jovem misteriosa com um passado sombrio. Adaptação do romance de mesmo nome de Ryu Murakami, o longa Audição pode ser conferido no Darkflix+ e possui nota 7.1 no agregador IMDb e aprovação de 83% da imprensa no Rotten Tomatoes. No elenco, destacam-se Ryo Ishibashi (Traços de Fumaça) e Eihi Shiina (Ninja Torakage).
Audição é um dos filmes mais pertubadores do gênero de terror psicológico
Reprodução/IMDb
11. O Babadook (2014)
Baseado no curta-metragem Monster, da diretora Jennifer Kent (The Nightingale), esse longa promete manter os fãs do terror grudados na telinha do começo ao fim. Isso proque a trama segue Amelia, uma viúva e mãe solo que, ao lado do filho pequeno, passam a ser aterrorizados por uma entidade sombria presente em um livro infantil. Com a dupla de atores Essie Davis (Vinagre de Maçã) e Noah Wiseman (Vinagre de Maçã) no elenco, o longa americano pode ser visto no Amazon Prime Video e possui nota 6.8 no IMDb e aprovação de 98% da imprensa no RT.
O Babadook é escrito e dirigido por Jennifer Kent e retrata uma família em luto
Reprodução/IMDb
12. Midsommar (2019)
E por último, mas não menos importante, temos esse outro longa do diretor Ari Aster. Estrelado por Florence Pugh (Não Se Preocupe, Querida) e Jack Reynor (Por Trás da Verdade), a trama aqui se passa durante um festival de verão em uma remota vila sueca, e segue Dani, uma jovem enlutada que, ao lado do namorado e de seus amigos, se veem envolvidos em rituais cada vez mais perturbadores do povoado local. Também disponível para aluguel no Amazon Prime Video, a obra cinematográfica Midsommar obteve nota 7.1 no agregador IMDb e um índice de aprovação de 83% na plataforma Rotten Tomatoes.
Midsommar retrata os perigosos cultos de solstício de um vilarejo rural da Suécia
Divulgação/A24
Com informações de CBR, Collider, Entertainment Weekly, IMDb, Rotten Tomatoes e Screen Rant
🎥 Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix
Saiba Mais
Initial plugin text

Rolar para cima