Veja lista com títulos tão chocantes, capazes de te surpreender com reviravoltas bizarras a exemplo dos famosos God Of War e Silent Hill 2 Os plot twists são acontecimentos inesperados e surpreendentes, que ocorrem em narrativas e tramas em geral, principalmente, de filmes e séries da TV. Porém, os games não ficam atrás e títulos como The Last of Us 2, God Of War e Life is Strange são grandes exemplos da indústria com reviravoltas prontas para te chocar e impactar os jogadores. Os plot twists nos jogos podem elevar o nível da jogatina e, também, são capazes de criar relações profundas entre obra e jogador, o que desenvolve ainda mais imersão a na história do game.
Dessa forma, o TechTudo preparou uma lista com 12 jogos com plot twists chocantes que vão explodir seus neurônios. Vale destacar que falaremos apenas sobre o enredo e como estes plot twists afetam o jogo, mas sem entregar os acontecimentos na trama. Portanto, fique tranquilo em relação a spoilers.
🎮 10 jogos clássicos tão bons até hoje que não precisam de remake
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
God of War possui um dos maiores plot twists da história dos games
Divulgação/Sony
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo
12 jogos com plot twists tão bizarros que vão explodir sua cabeça
The Last Of Us 2;
Undertale;
Final Fantasy XII;
Silent Hill 2;
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty;
Life is Strange;
Red Dead Redemption;
Detroit: Become Human;
Inside;
God Of War;
Star Wars: Knights of the Old Republic;
Bioshock.
1. The Last Of Us 2
A sequência direta de The Last Of Us traz ainda mais peso para a história do jogo. O título da Naughty Dog, publicado pela Sony, eleva o nível emocional de Ellie, agora uma jovem adulta e introduz uma nova personagem para desenvolver a narrativa principal. Assim, os eventos do mundo pós-apocalíptico continuam ocorrendo, mas Ellie tinha encontrado conforto e “paz” após o fim da trama vista no primeiro jogo.
Em meio a isto, uma reviravolta na comunidade de Jackson, local em que Ellie vive, transforma toda a narrativa e aplica uma grande dose de tensão emocional, sombria e um amplo desejo de vingança e sentimento de ódio. Desta forma, o objetivo da protagonista é completamente redefinido, o que influencia principalmente na gameplay e nas decisões que o jogador terá de tomar dali em diante. Isto traz novas mecânicas de combate e o jogador é forçado a confrontar escolhas morais difíceis sob diferentes perspectivas.
The Last of Us Part 2 é uma jornada de fortes emoções sobre vingança
Reprodução/PlayStation Blog
2. Undertale
Em Undertale, os jogadores encontrarão um mundo subterrâneo cheio de segredos e mistérios incríveis. Neste RPG indie, criado por Toby Fox, você controlará uma criança em uma caverna no subsolo de uma montanha, separada por uma barreira mágica. Lá, diversos monstros são apresentados e cada um com personalidades diferentes entre si.
Já no que diz respeito ao plot twist do jogo, cuidado com as decisões que tomará no decorrer da gameplay. Afinal, em Undertale, cada ação escolhida pelo player impactará no desenrolar da trama, com diversos finais possíveis. Aliás, até mesmo ações, como apagar um save podem impactar na mecânica e transformar totalmente o rumo do jogo.
Você deve se aventurar para voltar para casa em Undertale
Divulgação/tobyfox
3. Final Fantasy XII
Um dos marcos da franquia chegou com Final Fantasy XII. Aqui, a Square Enix apresentou Vaan, o protagonista da trama que se passa no mundo fictício de Ivalice e, assim como em outros títulos conhecidos da saga, a história foca em temas de poder, política, liberdade e resistência. No decorrer da aventura, Vaan e os demais personagens vão em busca de libertar impérios e restaurar a paz e a ordem em Ivalice.
O rumo da história é alterado por meio de um dos antagonistas do jogo. O grupo de personagens principais descobrem sua verdadeira motivação, e é revelado uma luta além do que era imaginado. Agora, uma simples busca por poder e liberdade, transforma-se em uma batalha contra forças ancestrais e inimigos ainda maiores, que elevam o patamar do gameplay. Nesse momento, os personagens centrais do jogo se encontrarão em uma nova perspectiva, além da guerra entre o bem e o mal.
Final Fantasy XII alcançou recordes históricos e mudou o patamar da franquia
Divulgação/Square Enix
4. Silent Hill 2
Apesar de ser uma sequência do primeiro jogo, Silent Hill 2 apresenta uma história independente do game base. Aqui, somos introduzidos a James Sunderland, o protagonista da trama, que vai em busca de descobrir mistérios sobre sua falecida esposa Mary Sunderland. Em suma, James recebe uma carta de Mary, alegando que ele a encontrará na cidade de Silent Hill, local onde a narrativa será desenvolvida com o mesmo espírito sombrio e no estilo terror psicológico visto no game anterior.
O grande plot twist do jogo está na própria narrativa. Enquanto você pesquisa por pistas e tenta solucionar os mistérios envolvendo James Sunderland, a percepção sobre o real e o pesadelo começa a tomar conta do game. As experiências tornam-se mais perturbadoras e até mesmo a relação com os demais personagens do título será impactada, o que altera o nível de dramaticidade mostrada até então, criando uma sensação de perturbação psicológica entre James e o próprio jogador.
Pyramid Head de Silent Hill 2 é um ícone do game
Reprodução/Steam
5. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
O Segundo título da aclamada franquia de Metal Gear foi um dos grandes sucessos da Konami. A desenvolvedora manteve o famoso Solid Snake como protagonista da obra, mas, agora, um novo personagem dividirá esse posto, trata-se de Raiden. O soldado terá ambições e missões furtivas similares ao de Snake e o jogo tem o retorno dos Patriots como uma das principais organizações secretas com más intenções e desejos por controle de poder.
Metal Gear Solid 2 surpreende o jogador a partir do momento em que Raiden começa a desconfiar de suas missões e percebe que algo está errado. O personagem terá descobertas chocantes a respeito de si mesmo e seus próprios objetivos no jogo, mudando drasticamente a perspectiva dos players. O maior impacto é visto na narrativa do game, mas também ocorrem mudanças na gameplay.
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty foi um pouco controverso por boa parte do game não ser jogado com Solid Snake como protagonista
Divulgação/Konami
6. Life is Strange
Desenvolvido pela Square Enix, Life is Strange introduz um jogo no estilo de viagem no tempo. Os jogadores controlam a personagem Max Caulfield, uma jovem adolescente com poderes de visitar o passado e alterar acontecimentos que impactam no presente. Ao longo da trama, Max usa de suas habilidades para ajudar outras pessoas e solucionar mistérios, de forma que seu maior objetivo é investigar, ao lado de sua fiel companheira – Chloe Price, o desaparecimento de Rachel Amber.
Life is Strange revelará diversos plot twists ao longo da história. Afinal, cada passo dado no jogo pode ser determinante para acontecimentos futuros. Contudo, o ponto de virada ocorre quando Max passa a se aprofundar em visões que a fazem se questionar sobre diversos dilemas éticos. A partir de então, segredos sombrios transformam o jogo em uma atmosfera muito mais hostil e perigosa para os players.
Life is Strange: Max e sua melhor amiga, Chloe
Divulgação
7. Red Dead Redemption
A narrativa de Red Dead Redemption é um dos maiores acertos da Rockstar Games no jogo de Velho-Oeste. Os jogadores assumem o papel de John Marston, um fora da lei aposentado, forçado a caçar seus ex-companheiros de gangue em busca de redenção, liberdade e garantir a segurança de sua família.
Desta forma, com o desenrolar da trama, John percebe a dura realidade do Velho Oeste. Mesmo com objetivo nobre de pagar pelos pecados do passado e visando proteger aqueles que ama, as coisas podem ser cruéis para o cowboy. O jogador, sobretudo, será surpreendido com a forma como a narrativa do jogo se desenrola e, principalmente, terá um final de jogo chocante para John.
Red Dead Redemption traz mundo aberto que revolucionou videogames
Reprodução/Steam
8. Detroit: Become Human
Na futurista Detroit de 2038, a sociedade já vive em conjunto com androids humanoides capazes de realizar diversas funções de trabalho. Aqui, a desenvolvedora Quantic Dream introduz três protagonistas jogáveis, são eles: Kara, Connor e Markus. Cada um destes personagens androids contém funções e características distintas entre si e com objetivos específicos dentro do jogo.
Em Detroit: Become Human, Markus lidera uma revolução dos robôs androids. Durante sua trajetória, ele descobre que sua jornada para a liberdade está longe de ser como planejava, repensando segredos sobre seus objetivos de vida, que o fazem questionar seus princípios, quem o criou e a real motivação do personagem. O grande plot twist está 100% no enredo, ou seja, não terá alterações mecânicas na gameplay.
Detroit: Become Human é um intrigante game focado em narrativa que instiga jogadores com sua história sobre androides e humanidade
Reprodução/Steam
9. Inside
Inside é um jogo indie cheio de desafios e com temática perturbadora e uma vasta gama de mistérios. No game, você controlará um menino sem nome em fuga de uma organização sinistra, que a história é contada sem diálogos, somente por meio de ambientes, animações e sons. Conforme o jogador avança de fase, descobrirão experimentos bizarros e outros controles mentais.
Aqui, o plot twist está interligado à história do menino protagonista do jogo. Sobretudo, os players serão surpreendidos com o desfecho do garoto e a forma como Inside muda as perspectivas dos jogadores em relação ao que realmente está acontecendo no game, além da finalidade do menino no fim das contas. O título deixa em aberto diversas possibilidades para o final do jogo.
Inside, dos criadores de Limbo, novamente conta a sua misteriosa história pelo gameplay
Divulgação/Playdead
10. God Of War
God Of War é um dos jogos com o plot twist mais chocante e emocionante disponíveis na indústria de games. O título da Santa Monica Studio tem em Kratos, o personagem principal da saga, um guerreiro que serve os deuses do Olimpo. Em suma, o enredo do jogo e as motivações de Kratos para se tornar um ser temido, e brutal, em busca de vingança é o que dá vida ao plot twist do game.
Na verdade, pode se dizer que a história em si já é o maior choque e a principal arma da franquia. Afinal, as revelações ao longo da narrativa mostram um passado sangrento de Kratos e o futuro perturbador que o aguarda parece inevitável, à medida em que os jogadores descobrem a verdadeira personalidade do guerreiro.
O God of War original acompanhava a ação a uma certa distância e tinha um combate mais frenético
Divulgação/Sony
11. Star Wars: Knights of the Old Republic
Star Wars: Knights of the Old Republic traz a tona a história da famosa saga de filmes da LucasFilm. A história do game não tem conexões diretas no que diz respeito a narrativa apresentada nas obras do cinema. Isto porque a história do game se passa quatro mil anos antes dos acontecimentos vistos nos filmes principais da saga. Assim, no jogo, o player assume o papel de um protagonista a sua escolha e parte em aventuras espaciais.
No desenrolar da trama, os jogadores são surpreendidos ao descobrirem, em determinado momento, que seus personagens não são apenas os protagonistas lutando por justiça. Na verdade, trata-se da reencarnação de um dos principais nomes da Saga Star Wars e isso mudará a forma como os players optarão em prosseguir a sua gameplay até o fim do jogo, seja pelo lado negrou ou pelo lado luminoso da força.
Star Wars: Knights of the Old Republic foi um RPG incrivelmente profundo que se tornou um dos games preferidos entre fãs da franquia
Reprodução/Microsoft Store
12. Bioshock
Em resumo, o FPS da Irrational Games, Bioshock, combina os elementos de RPG e terror de sobrevivência. O protagonista do jogo é Jack, que após sobreviver a um acidente de avião, encontra uma cidade submersa construída para ser uma utopia livre da influência do governo e da religião. No entanto, Jack se vê em um local fadado ao caos e a ruínas, que apresenta vários monstros e criaturas ameaçadoras.
O maior exemplo de plot twist no game, se equivale a outros vistos em filmes como Capitão América: Soldado Invernal. O jogo traz muitas semelhanças em relação ao que se passa na clássica obra do herói americano, com guerras, soldados e manipulações. Sendo assim, a gameplay torna-se confusa e os jogadores se pegam questionando até onde eles são, de fato, responsáveis por controlar as ações de Jack em Bioshock.
Rapture é uma cidade subaquática do universo dos jogos BioShock
Divulgação/2K Games
Com informações de ScreenRant (1 e 2), GameSpot, CBR e TheGamer
Jogos leves para PC fraco: conheça 5 títulos
Mais do TechTudo