12 filmes gays que todo mundo deveria assistir ao menos uma vez

Moonlight (2016), Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) e Reino de Deus (2017) são exemplos de produções com temáticas LGBTQIA+ importantes e casais marcantes; confira a lista! Os filmes gays vêm ganhando cada vez mais destaque nas telonas, tanto pelos enredos envolventes, de autoconhecimento, inclusão e casais marcantes. Existem produções desse gênero que merecem ser assistidas pela menos uma vez. Por sorte, as plataformas de streaming Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, Mubi, Telecine e Max (antigo HBO Max) oferecem opções para quem procura se aventurar nesse gênero. Os longas vão de sucessos dramáticos como O Segredo de Brokeback Mountain (2005) e Moonlight (2016) até histórias mais leves e divertidas como Com Amor, Simon (2018) e Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023).
Pensando em quem não abre mão de uma boa maratona, o TechTudo preparou uma lista com 12 filmes gays que todo mundo deveria assistir ao menos uma vez e com casais marcantes. Confira a seguir os títulos, enredo e repercussão da crítica especializada.
🎬 12 minisséries da Netflix que você não assistiu, mas deveria
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Me Chame Pelo Seu Nome (2017) concorreu à quatro estatuetas Oscar em 2018
Divulgação/The New Yorker
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista feita pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes filmes gays para assistir nas plataformas de streamings:
Com Amor, Simon (2017)
Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023)
O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
Todos Nós Desconhecidos (2023)
Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
Fire Island: Orgulho e Sedução (2022)
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Moonlight (2017)
Queer (2025)
Ao Seu Lado (2022)
Minha Adorável Lavanderia (1985)
Reino de Deus (2017)
1. Com Amor, Simon (2017)
Para abrir a lista, o filme escolhido é baseado no best-seller da autora Becky Albertalli, Simon vs. a Agenda Homo Sapiens, lançado em 2015. Estrelado por Nick Robinson (Jurassic World), a história explora os sentimentos de Simon Spier, um adolescente de 17 anos, que enfrenta o dilema de se assumir queer para seus pais e melhores amigos. Quando uma pessoa anônima, identificada apenas como Blue, publica no blog da escola que é gay, Simon começa a se corresponder com ele por meio de cartas no e-mail. O que eles não esperavam era que acabariam se apaixonando. O problema começa quando as cartas vazam e o rapaz desaparece.
A comédia romântica de Greg Berlanti (The Flash) se destacou pela história leve, divertida e calorosa, deixando as narrativas “tristes” que antes eram comuns nessas obras. Na época, a produção tornou-se popular também por fazer o público refletir sobre os medos e realidades de pessoas que estão ao seu redor em busca de aceitação e amor. O elenco também reúne Jennifer Garner (Demolidor), Josh Duhamel (Transformers: O Último Cavaleiro), Katherine Langford (Os 13 Porquês) e Alexandra Shipp (Todos Menos Você). Com Amor, Simon foi aprovado pela crítica, recebendo notas de 7,5 no IMDb e uma aprovação de 92% no Rotten Tomatoes. O filme está disponível na Netflix e Disney+.
Com Amor, Simon é baseado no livro Simon vs. A Agenda do Homo Sapiens de Becky Albertalli.
Reprodução/Rotten Tomatoes
2. Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023)
Neste romance enemies-to-lovers, acompanhamos Alex Claremont-Diaz, filho da presidenta dos Estados Unidos, e seu romance secreto com o príncipe Henry, da Inglaterra. Inicialmente, os dois nutrem uma rivalidade desde a infância. Para evitar uma crise diplomática entre os países após um incidente com um bolo em um casamento real, eles precisam provar para a mídia internacional que são melhores amigos. Porém, quando Henry se assume gay, Alex começa a aceitar sua bissexualidade.
A obra é uma adaptação do romance de Casey McQuiston e é estrelada pelos atores Nicholas Galitzine (Uma Ideia de Você) e Taylor Zakhar Perez (A Barraca do Beijo). O elenco também reúne Uma Thurman (Kill Bill), llie Bamber (Animais Noturnos), Sarah Shahi (The Rookie), Rachel Hilson (Com Amor, Victor) e outros. Na direção de Matthew Lopez (Lost Fish), a produção original Amazon Prime Video recebeu uma grande aprovação dos críticos especializados e pelo público. No IMDb, a comédia possui uma avaliação de 6,9 e uma média de 92% com selo “fresh” no Rotten Tomatoes.
Vermelho, Branco e Sangue Azul é um romance LGBTQIA+ lançado pelo Amazon Prime Video
Reprodução/IMDb
3. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
Em O Segredo de Brokeback Mountain, conhecemos Jack Twist e Ennis Del Mar, dois rapazes que acabam se conhecendo no verão de 1963, quando são contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack, que sonha em ser cowboy, trabalha ali pela segunda vez consecutiva, enquanto Ennis, um rapaz trabalhador, precisa do dinheiro para se casar com Alma. Isolados nas montanhas por semanas, eles criam um vínculo profundo e acabam se apaixonando. Quando a temporada chega ao fim, cada um segue seu caminho, mas mantém esse caso amoroso em segredo por mais de 20 anos.
O casal Jack Twist e Ennis Del Mar foi um dos grandes responsáveis por fazer uma geração refletir sobre a homofobia e a violência contra a comunidade LGBTQIA+ na década de 2000. Apontado como o favorito das premiações em 2006, o drama de Ang Lee (Hulk) foi nominado em oito categorias no Oscar, entre eles o de Melhor Filme, além de ser o principal vencedor do Globo de Ouro. O filme é estrelado por Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas), Jake Gyllenhaal (Donnie Darko), Michelle Williams (O Rei do Show) e Anne Hathaway (Amor e Outras Drogas). Além da aprovação da crítica, a obra conta com uma nota de 7,7 no IMDb e uma média de 88% no Rotten Tomatoes. O filme está disponível no Disney+ e Amazon Prime Video.
O Segredo de Brokeback Mountain ganhou o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza
Reprodução/IMDb
4. Todos Nós Desconhecidos (2023)
Esse romance apresenta uma narrativa sensível de Adam, um roteirista e autor solitário, que em uma noite acaba se encontrando Harry, seu vizinho misterioso. Enquanto os dois se aproximam, Adam é puxado de volta à casa de sua infância, onde descobre que seus pais mortos estão vivos e parecem ter a mesma idade do dia em que morreram, há mais de 30 anos.
Todos Nós Desconhecidos reúne dois grandes nomes do cinema, Andrew Scott (Fleabag) e Paul Mescal (Normal People), em uma única produção. Elogiada pela crítica especializada por conta do roteiro repleto de reviravoltas, Todos Nós Desconhecidos se destaca com nota acima da média de 7,7 no agregador IMDb e uma aprovação de 97% da imprensa na plataforma Rotten Tomatoes. O drama de Andrew Haigh (45 Anos) está disponível no catálogo do Disney+.
Todos Nós Desconhecidos traz Andrew Scott e Paul Mescal no elenco principal
Divulgação/Searchlight Pictures
5. Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
Elio Perlman é um adolescente de 17 anos que está passando as férias na Itália com sua família em uma antiga vila do século XVII. Entendiado, ele se aventura em flertes com a amiga, Marzia. Mas, tudo muda quando Oliver, um atraente homem de 24 anos, chega para trabalhar com o trabalho seu pai, em uma pesquisa sobre a cultura greco-romana. Sob o calor do verão europeu, Elio e Oliver começam a descobrir uma ardente paixão.
Estrelado por Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido) e Armie Hammer (A Rede Social), a adaptação de Me Chame Pelo Seu Nome é dirigida por Luca Guadagnino (Queer) e baseada no livro de André Aciman. O drama levou a estatueta do Oscar 2018 de Melhor Roteiro Adaptado, além de receber indicações para Melhor Filme e Melhor Ator para Chalamet. O filme foi amplamente aclamado, especialmente por sua representatividade LGBTQIA+, alcançando uma média de 7,8 no IMDb e uma aprovação de 94% no Rotten Tomatoes. O romance está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.
Me Chame Pelo Seu Nome é baseado no livro homônimo de André Aciman
Divulgação/Sony Pictures Classics
6. Fire Island: Orgulho e Sedução (2022)
Inspirado no clássico romance Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, Orgulho e Sedução é uma releitura moderna e queer da história. A trama acompanha cinco melhores amigos que se reúnem anualmente para uma semana de férias em Fire Island, um renomado destino gay localizado em Long Island, no estado de Nova Iorque. Mas, uma reviravolta inesperada coloca em perigo essas amizades e as férias de verão.
Disponível no Disney+, o filme é dirigido por Andrew Ahn (The Wedding Banquet) e estrelado por Zane Phillips (Glamorous), Bowen Yang (Wicked), James Scully (You), Joel Kim Booster (Sunnyside) e Matt Rogers (No Good Deed). No IMDb, Fire Island está avaliado com 6,7. Já no Rotten Tomatoes, a comédia recebeu uma aprovação de 82%.
Fire Island: Orgulho e Sedução é uma adaptação peculiar do romance de Jane Austen
Reprodução/IMDb
7. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Baseado no curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, o romance queer brasileiro gira em torno de Leonardo, um adolescente cego em busca de sua liberdade, mas que precisa lidar com o controle de sua mãe superprotetora. Sua vida vira de cabeça para baixo com a chegada de Gabriel, um garoto que faz com que ele experimente novas emoções, sentimentos e descubra mais sobre sua sexualidade.
Estrelado por Ghilherme Lobo (Sete Vidas) e Fábio Audi (Alto Astral), a produção foi a grande vencedora do Melhor Filme de Ficção no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o Teddy Award de Melhor Filme com temática LGBTQIAP+ no Festival de Berlim. O filme tem a direção de Daniel Ribeiro (13 Sentimentos) e recebeu uma grande aprovação da crítica especializada, com 7,9 no agregador IMDb e uma aprovação de 93% no Rotten Tomatoes. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho está disponível no catálogo do Telecine e no Amazon Prime Video.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um filme brasileiro dirigido por Daniel Ribeiro
Reprodução/IMDb
8. Moonlight (2017)
Baseada na peça In Moonlight Black Boys Look Blue, o filme conta a história de Chiron, um rapaz negro gay que mora em Liberty City, um bairro violento de Miami. O enredo do filme, dividido em dois, acompanha os obstáculos e dificuldades de Chiron, desde bullying na escola, até o envolvimento com o crime e tráfico organizado, passando por um processo de autodescoberta.
Moonlight foi o primeiro filme com temática LGBTQIAP+ a levar o principal prêmio do Oscar, como Melhor Filme, em 2017, além da estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. O filme dirigido por Barry Jenkins (Se a Rua Beale Falasse) é estrelado por Trevante Rhodes (Bird Box), Ashton Sanders (O Protetor) e Mahershala Ali (Green Book: O Guia). O drama, que possui uma avaliação de 7,4 no IMDb e uma aprovação de 98% no Rotten Tomatoes, está disponível no Amazon Prime Video e Max (antiga HBO Max).
Moonlight: Sob a Luz do Luar foi vencedor do Oscar de Melhor Filme
Reprodução/IMDb
9. Queer (2024)
Dirigido pelo premiado diretor Luca Guadagnino (Challengers), Queer se passa na atmosfera dos anos 50 e explora a vida de Lee, um ex-militar norte-americano solitário, que vive na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. O expatriado vive escondido entre estudantes universitários americanos e donos de bares, que assim como ele, sobrevivem os benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial.
Sua vida muda quando encontra Allerton, um ex-soldado por quem se apaixona loucamente. Inspirado na história do ex-militar da Marinha os Estados Unidos, Adelbert Lewis Marker, o público abraçou a história por abordar temas como solidão e a busca pela sua própria identidade. Estrelado por Daniel Craig (Entre Facas e Segredos) e Drew Starkey (Outer Banks), o drama conquistou uma nota média de 6,4 no agregador IMDb e uma aprovação de 76% no Rotten Tomatoes. Queer está disponível no MUBI.
Queer (2024), novo filme do cineasta Luca Guadagnino, está disponível no MUBI
Foto: Reprodução/Divulgação
11. Ao Seu Lado (2022)
O drama LGBTQIAP+ britânico explora os conflitos internos de dois atletas de rúgbi, imersos em um ambiente predominantemente machista e preconceituoso. Após uma noite de festas, os dois jogadores iniciam um relacionamento extraconjugal e precisam manter seus sentimentos em segredo para não comprometer o futuro do time. Ao longo da história e do campeonato principal, a lealdade de cada um é testada.
Na direção de Matt Carter (Queen and Country), o filme é estrelado por Alexander Lincoln (Inland), Alexander King (Charlotte) e Christopher Sherwood (War Machine). No agregador IMDb, Ao Seu Lado recebeu uma avaliação de 6,7 contra uma aprovação de 57% no Rotten Tomatoes. Para quem se interessar, a obra está disponível na Amazon Prime Video.
Ao Seu Lado (2022) é uma analogia entre esporte e romance queer!
Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes
11. Minha Adorável Lavanderia (1985)
Dirigido pelo cineasta britânico Stephen Frears, esse drama cult acompanha a história de um ambicioso imigrante paquistanês, Omar, e de seu amante branco, Johny, lutando pelo sucesso de uma lavanderia herdada pelo seu tio, em Londres. Sucesso de crítica, o drama foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro em 1986 e é baseado num popular romance de autoria do escritor Hanif Kureishi. O filme é estrelado por Gordon Warnecke (Vênus) e Daniel Day-Lewis (Lincoln). Entre os agregadores, o longa tem nota 6.8 no IMDb e 98% de aprovação da crítica do RT. Minha Adorável Lavanderia não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no momento.
Minha Adorável Lavanderia é dirigido por Stephen Frears e estrelado por Saeed Jaffrey e Roshan Seth
Foto: Reprodução/Mubi
12. Reino de Deus (2017)
Isolado e solitário na fazenda da família, Johnny Saxby é um agricultor que costuma depositar suas frustrações em bebidas e sexo casual. Sua vida sofre uma reviravolta com a chegada de Gheorghe, um trabalhador romeno contratado pelo seu pai. Juntos, eles descobrem novos sentimentos e emoções nunca sentidas por eles em um relacionamento.
Reino de Deus é um drama britânico dirigido e escrito por Francis Lee (Ammonite). Estrelado por Josh O’Connor (The Crown), Ian Hart (Harry Potter), Gemma Jones (O Diário de Bridget Jones) e Alec Secareanu (O Véu), o filme conquistou a crítica especializada, totalizando uma nota de 7,8 no IMDb e uma média de aprovação de 98% e o selo “fresh” no Rotten Tomatoes. O longa não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
Reino de Deus (2017) é estrelado por Josh O’Connor e Ian Hart
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb, Rotten Tomatoes, Gay Times, The Pink News e OSCARs
🎥 Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming
Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming
Saiba mais
Initial plugin text
t

Rolar para cima