Filmes como Cantando na Chuva, Me Chame Pelo Seu Nome e Amor, Sublime Amor se tornaram clássicos do cinema quando o assunto é a paixão; veja a lista completa Os filmes de romance nem sempre deixam os corações dos espectadores quentinhos — mas alguns chegam muito perto disso, se tornando queridinhos da crítica. Do amor melancólico entre desconhecidos em Antes do Amanhecer (1995) ao encantamento improvável entre uma faxineira e uma criatura aquática em A Forma da Água (2016), certos longas capturam com delicadeza, ousadia ou melancolismo o sentimento mais complexo de todos: o amor. A crítica especializada reconhece esses acertos, oferecendo a eles notas altíssimas e elogios fervorosos, mesmo quando não há final feliz.
Disponíveis em plataformas como Apple TV+ e Netflix, o TechTudo separou longas que possuem avaliações que beiram (ou atingem) a perfeição no Rotten Tomatoes. Combinando nostalgia, inovação, atuações memoráveis e direções primorosas, 12 filmes de romance conquistaram notas quase perfeitas e se tornaram verdadeiros marcos do gênero. Entre musicais premiados, histórias LGBTQIAPN+, romances futuristas e contos de fadas repaginados, veja, a seguir, detalhes de enredo, elenco e onde assistir aos longas com notas quase perfeitas no RT.
🎬 10 filmes de romance baseados em histórias reais para acreditar no amor
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A Forma Da Água ganhou o Oscar de Melhor Filme
Divulgação/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Veja no Fórum do TechTudo
A seguir, você encontrará a sinopse, elenco e repercussão dos seguintes romances:
La La Land (2016)
Antes do Amanhecer (1995)
Ela (2013)
Amor, Sublime Amor (2021)
A Forma Da Água (2016)
Manhattan (1979)
Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)
Minha Bela Dama (1964)
Encontros e Desencontros (2003)
A Princesa Prometida (1987)
Cantando na Chuva (1952)
1. La La Land (2016)
Escrito e dirigido por Damien Chazelle (Whiplash: Em Busca da Perfeição), o longa musical acompanha Sebastian, um pianista apaixonado por jazz, e Mia, uma aspirante a atriz, que se conhecem em Los Angeles enquanto buscam sucesso em suas carreiras artísticas. O casal é unido pela paixão por seus sonhos, envolvidos em um relacionamento intenso, mas enfrentam desafios conforme o sucesso ameaça afastá-los.
Premiado com seis Oscars, incluindo Melhor Atriz para Emma Stone (Pobres Criaturas), o longa é estrelado por Ryan Gosling (Barbie), Rosemarie DeWitt (Sorria 2), J.K. Simmons (Operação Natal), Amiee Conn (American Crime Story) e Terry Walters (Euphoria). Considerado uma homenagem moderna aos clássicos musicais de Hollywood, o longa conquistou a crítica, com o consenso do Rotten Tomatoes elogiando a direção segura de Chazelle, as atuações marcantes do casal protagonista e o excesso de emoção transmitida. Com 91% de aprovação, o longa está disponível para aluguel na Amazon Prime Video, Apple TV+ e Claro TV+.
Ryan Gosling e Emma Stone foram indicados ao Oscar pelo trabalho em La La Land
Reprodução/Paris Filmes
2. Antes do Amanhecer (1995)
Dirigido por Richard Linklater (Boyhood: Da Infância à Juventude) e escrito em parceria com Kim Krizan (Antes do Pôr do Sol), o longa acompanha Jesse, um americano em viagem pela Europa, e Céline, uma estudante francesa, que se conhecem em um trem rumo a Viena. Movidos por uma conexão imediata, eles decidem passar a noite caminhando pela cidade e conversando sobre amor, vida e sonhos. Mesmo sabendo que precisam se separar na manhã seguinte, os dois aproveitam intensamente cada momento juntos.
Estrelado por Ethan Hawke (Sociedade dos Poetas Mortos), Julie Delpy (Um Lobisomem Americano em Paris), Andrea Eckert (Ein Hund kam in die Küche), Hanno Pöschl (I love Vienna), Erni Mangold (Copacabana) e Haymon Maria Buttinger (A Maldição da Bruxa), o longa é considerado uma das maiores histórias de amor já retratadas no cinema. Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme é elogiado pelos diálogos envolventes e pela naturalidade das atuações, o que criaria um “retrato sincero e sensível do amor moderno, sem recorrer a clichês”. A produção está disponível para aluguel na Amazon Prime Video e Apple TV+.
Antes do Amanhecer fez sucesso e se tornou trilogia, contando a história do casal
Reprodução/IMDb
3. Ela (2013)
Escrito e dirigido por Spike Jonze (Quero Ser John Malkovich), o drama romântico acompanha Theodore, um escritor solitário que, em um futuro próximo, inicia um relacionamento amoroso com um sistema operacional avançado chamado Samantha. A relação entre os dois começa se intensificar, com a máquina tomando mais consciência sobre os “sentimentos” que está tendo por seu portador.
Estrelado por Joaquin Phoenix (Coringa), Amy Adams (Encantada), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Rooney Mara (Maria Madalena) e Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), o filme é aclamado pela crítica. No consenso do Rotten Tomatoes, os especialistas afirmam que o longa “combina delicadeza e inteligência para refletir sobre as formas de amar em tempos digitais”. A direção é elogiada por oferecer uma abordagem irônica e comovente sobre a solidão, os afetos e o impacto da tecnologia nas relações humanas. Com 95% de aprovação, a produção está disponível para aluguel na Amazon Prime Video, Apple TV+ e Claro TV+.
Ela (2013) sensibilizou o público e crítica com sua história de amor entre um escritor e uma inteligência artificial
Reprodução/IMDb
4. Amor, Sublime Amor (2021)
Dirigido por Steven Spielberg (Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros), o longa é um remake do musical de 1961. A produção retrata o romance proibido entre Tony e Maria, jovens de gangues rivais que se apaixonam na Nova York de 1957. Enquanto os Jets representam americanos brancos e os Sharks são formados por porto-riquenhos, a rivalidade entre os grupos ameaça destruir o amor do casal, em uma espécie de Romeu e Julieta da atualidade.
Escrito por Tony Kushner (Angels in America) e Arthur Laurents (Em Busca de um Sonho), o longa é estrelado por Ansel Elgort (A Culpa É das Estrelas), Rachel Zegler (Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes), Ariana DeBose (Amor Bandido), David Alvarez (The Stamp Collector) e Rita Moreno (Cantando na Chuva). A crítica do Rotten Tomatoes considera o filme uma das melhores adaptações românticas, com a direção de Spielberg sendo elogiada por entregar entrega uma versão moderna que respeita o material original, mas também oferece novas camadas à história, com alguns críticos destacam que esta versão supera o filme de 1961. Com 91% de aprovação, ele está disponível na Disney+.
Amor, Sublime Amor é baseado no musical da Broadway, de 1957
Divulgação/20th Century Studios
5. A Forma Da Água (2016)
Dirigido por Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno) e escrito em parceria com Vanessa Taylor (Divergente), o romance misturado com ficção científica se passa em 1962, durante a Guerra Fria, e acompanha Elisa, uma mulher muda que trabalha como faxineira em um laboratório secreto do governo dos Estados Unidos. Lá, ela descobre uma criatura aquática mantida em cativeiro e forma com ela uma conexão profunda. Com ajuda de amigos, Elisa tenta resgatar o ser fantástico antes que ele seja destruído.
Com quatro Oscars, o filme é estrelado por Sally Hawkins (As Aventuras de Paddington), Octavia Spencer (Histórias Cruzadas), Michael Shannon (O Homem de Aço), Doug Jones (Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado) e Richard Jenkins (Quase Irmãos). A crítica do Rotten Tomatoes elogia o filme pela estética visual marcante e pela sensibilidade com que trata temas como amor, solidão e aceitação. O filme tem 92% de aprovação do RT e está disponível no Disney+.
Além das nomeações no Oscar, A Forma da Água recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Leão de Ouro do Festival de Veneza
Reprodução/IMDb
6. Manhattan (1979)
O romance é dirigido por Woody Allen (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) e escrito em parceria com Marshall Brickman (Jogos Fatais). A trama acompanha Isaac, um roteirista de meia-idade divorciado, que tenta lidar com a exposição de seu passado em um livro escrito pela ex-esposa e com os próprios dilemas amorosos. Envolvido com Tracy, uma jovem de 17 anos, Isaac começa a questionar o relacionamento ao se apaixonar por Mary, amante de seu melhor amigo.
Estrelado por Mariel Hemingway (As Parceiras), Diane Keaton (O Poderoso Chefão), Michael Murphy (Uma Mulher Descasada), Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) e Anne Byrne Hoffman (Dois na Cama Numa Noite de Chuva), o longa é aclamado pela crítica. O Rotten Tomatoes aponta a sensibilidade com que mistura humor agridoce e romantismo atemporal na obra. A obra é considerada uma carta de amor à cidade de Nova York, com uma trilha sonora e fotografia envolventes. com 93% de aprovação, o filmes está disponível aluguel na Amazon Prime Video e Apple TV+.
Manhattan (1979) é dirigido e estrelado por Woody Allen
Rotten Tomatoes
7. Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
Dirigido por Luca Guadagnino (Challengers), o longa se passa no verão de 1983, no norte da Itália, e acompanha Elio, um jovem de 17 anos que vive com a família em uma vila antiga. Quando Oliver, um acadêmico americano, chega para ajudar nas pesquisas do pai de Elio, os dois desenvolvem um relacionamento intenso, que mexe com os sentimentos do jovem.
Baseado no livro homônimo de André Aciman, a adaptação é escrita por James Ivory (Uma Janela para o Amor) e estrelada por Timothée Chalamet (Duna), Armie Hammer (A Rede Social), Michael Stuhlbarg (Um Homem Sério) e Amira Casar (Curiosa). No consenso do Rotten Tomatoes, os críticos destacam a atuação sensível de Chalamet e Hammer, além da forma delicada como o filme retrata o primeiro amor e o despertar do desejo. A direção lenta de Luca também exaltada, principalmente diante dos diálogos sutis e da paisagem italiana. Com 95% de aprovação, o filme está disponível na Netflix.
Me Chame Pelo Seu Nome foi um Romance LGBTQIA+ aclamado em seu ano de estreia
Divulgação/Warner Bros
8. Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)
O drama francês é escrito e dirigido por Céline Sciamma (Minha Vida de Abobrinha). A trama se passa em 1770, na França, e acompanha Marianne, uma pintora contratada para fazer o retrato de Héloïse, uma jovem prometida em casamento. O desafio é concluir a obra sem que a modelo saiba que está sendo observada. Conforme as duas mulheres convivem isoladas em uma ilha, uma conexão intensa surge entre elas.
Estrelado por Adèle Haenel (Les Diables), Noémie Merlant (Emmanuelle), Luàna Bajrami (O Grito das Leoas), Valeria Golino (Maria) e Christel Baras (Emilia Pérez), o romance sáfico é elogiado por sua direção sensível e atuação marcante. Os críticos do Rotten Tomatoes entraram em consenso que a química entre Merlant e Haenel impulsiona uma narrativa silenciosa e poderosa sobre desejo, liberdade e efemeridade. Com 97% de aprovação, o longa está disponível na MUBI e Telecine.
Retrato de uma Jovem em Chamas se tornou referência em filmes LGBTQIA+
Reprodução/Pyramide Films
9. Minha Bela Dama (1964)
Lançado na era de ouro dos musicais de Hollywood, o longa dirigido por George Cukor (Núpcias de Escândalo) acompanha o professor de fonética Henry Higgins, que aposta conseguir transformar Eliza Doolittle, uma florista de origem humilde, em uma dama da alta sociedade apenas ensinando boas maneiras e dicção.
Escrito por Alan Jay Lerner (Sinfonia de Paris) e George Bernard Shaw (Pigmalião), o filme é estrelado por Rex Harrison (O Fantástico Dr. Dolittle), Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo), Stanley Holloway (O Mistério da Torre), Wilfrid Hyde-White (O Prisioneiro Vagabundo) e Gladys Cooper (A Estranha Passageira). No Rotten Tomatoes, os críticos exaltam o longa devido a combinação a cenários vibrantes, figurinos luxuosos e números musicais marcantes. Além disso, a química entre Hepburn e Harrison e a direção refinada de Cukor teriam sido responsáveis por elevar a adaptação da peça original. Com 94% de aprovação, o filme está disponível para aluguel na Apple TV+.
Audrey Hepburn, Rex Harrison, e Wilfrid Hyde-White em Minha Bela Dama (1964)
Divulgação/IMDb
10. Encontros e Desencontros (2003)
Escrito e dirigido por Sofia Coppola (Priscilla), a trama mostra o encontro de dois americanos solitários em Tóquio: Bob Harris, um ator em decadência que viaja para gravar um comercial, e Charlotte, uma jovem recém-casada que acompanha o marido fotógrafo. Em meio ao fuso horário, à solidão e à barreira cultural, os dois desenvolvem uma amizade improvável.
Estrelado por Scarlett Johansson (Como Vender a Lua), Bill Murray (Os Caça-Fantasmas), Giovanni Ribisi (Sneaky Pete), Anna Faris (Todo Mundo em Pânico), Akiko Takeshita (Código Azul) e Catherine Lambert (Napoleon, as Aventuras de um Cãozinho Valente), o longa é elogiado pela crítica por equilibrar com delicadeza humor e melancolia. Em um clima intimista e contemplativo, a direção sensível de Coppola e as atuações sutis de Murray e Johansson constrói uma abordagem emocional sobre conexões humanas. Com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme está disponível na Amazon Prime Video.
Encontros e Desencontros é dirigido pela renomada cineasta americana Sofia Coppola
Divulgação/Focus Features
11. A Princesa Prometida (1987)
Dirigido por Rob Reiner (Isto É Spinal Tap), a comédia romântica adapta o livro de William Goldman e acompanha um avô que lê para o neto uma história de amor e aventura. No conto, o camponês Westley (Cary Elwes) enfrenta inúmeros perigos para resgatar Buttercup (Robin Wright), sua amada, prestes a se casar com um príncipe cruel, o impiedoso Prince Humperdinck (Chris Sarandon).
Roteirizado por William Goldman, o filme conta com Cary Elwes (A Louca Louca História de Robin Hood), Mandy Patinkin (Elmo na Terra dos Rabugentos), Robin Wright (Forrest Gump – O Contador de Histórias), Chris Sarandon (O Estranho Mundo de Jack), Christopher Guest (O Melhor do Show) e Wallace Shawn (Monstros S.A.) no elenco. A crítica do Rotten Tomatoes afirma que a obra se destaca por reinventar o tradicional conto de fadas com inteligência, exaltando a parte técnica da trama, que cativa públicos de todas as idades, com uma história leve e divertida. Com 96% de aprovação, o filme está disponível na Telecine.
A Princesa Prometida é junta muitos clichês românticos em um cenário medieval
Divulgação/Amazon Prime Video
12. Cantando na Chuva (1952)
Um dos musicais mais clássicos da história do cinema, o filme é dirigido por Stanley Donen (Cinderela em Paris) e Gene Kelly (Sinfonia de Paris), e escrito por Betty Comden (Um Dia em Nova York) e Adolph Green (Quero ir para casa). A história se passa no fim dos anos 1920, quando Hollywood enfrenta a transição do cinema mudo para o falado. Don Lockwood e Lina Lamont são astros do cinema mudo, mas precisam se adaptar à nova tecnologia para manter a fama.
Estrelado por Jean Hagen (A Costela de Adão), Gene Kelly (Os Três Mosqueteiros), Donald O’Connor (O Mundo da Fantasia), Debbie Reynolds (Halloweentown: Um Lugar Mágico) e Rita Moreno (One Day at a Time), o filme é aclamado pela crítica do Rotten Tomatoes, que destaca a combinação inteligente de sátira, romance e comédia. Os especialistas cravam que a obra é um dos grandes feitos do cinema clássico devido a maneira como retrata com leveza um momento decisivo da indústria cinematográfica. Com 100% de aprovação, o filme está disponível na Max, antiga HBO Max.
Cantando na Chuva é um dos grandes clássicos do cinema mundial
Divulgação/IMDb
Com informações do IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12), Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) e JustWatch (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
🎥Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix
Leia também
Initial plugin text