Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro e A Viagem de Chihiro, são algumas das obras consideradas perfeitas produzidas pelo estúdio japonês; veja lista completa Os filmes Studio Ghibli são amplamente elogiados – tanto que é desafiadora a tarefa de selecionar os melhores diante de diversas animações icônicas produzidas pela empresa japonesa, famosa por seus traços únicos assinados, sobretudo, pelo animador e co-fundador Hayao Miyazaki. Títulos como O Túmulo dos Vagalumes (1988), Meu Amigo Totoro (1988) e A Viagem de Chihiro (2001) são exemplos de longas com roteiros emocionantes e impecáveis que conseguem cativar do início ao fim e têm notas altas em agregadores como o Rotten Tomatoes e o IMDb. Por sorte, esses e outros projetos do Studio Ghibli estão disponíveis para acompanhar na Netflix.
Pensando em quem quer conhecer as animações mais aplaudidas do Studio Ghibli, o TechTudo preparou uma lista com as obras mais premiadas e bem avaliadas da produtora japonesa, levando em consideração as notas no Rotten Tomatoes. A seguir, confira o enredo, elenco de dublagem e a repercussão com a crítica.
🎬 Relembre 12 animações que fazem qualquer adulto chorar que nem criança
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A Viagem de Chihiro (Netflix) é considerada uma das maiores obras de animação de todos os tempos
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os filmes do Studio Ghibli que são perfeitos do início ao fim. São eles:
A Viagem de Chihiro (2001)
Meu Amigo Totoro (1988)
Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008)
Princesa Mononoke (1997)
O Menino e a Garça (2023)
As Memórias de Marnie (2014)
O Túmulo dos Vagalumes (1988)
O Conto da Princesa Kaguya (2013)
Memórias de Ontem (1991)
O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
1. A Viagem de Chihiro (2001)
Iniciando a lista com este clássico considerado por muitos como a produção mais referenciada do Studio Ghibli. A trama segue a trajetória de Chihiro, uma garotinha esperta que está insatisfeita de ter que se mudar com seus pais. Durante o caminho para a nova residência, seu pai entra por engano em um túnel que os transporta para um mundo onde os humanos não são bem vistos, mudando pra sempre o destino da família. Após comerem um banquete suspeito, os pais de Chihiro são transformados em porcos. Agora, sozinha, a garota deve lutar para resgatá-los.
Premiado com o Oscar de Melhor Animação em 2001, o longa foi um sucesso de bilheteria e crítica, com avaliações de 8.6 no portal IMDb e 96% de aprovação da crítica no agregador Rotten Tomatoes. Dirigido e roteirizado pelo próprio Hayao Miyazaki, o elenco de dublagem é estrelado por Daveigh Chase (Donnie Darko) e Suzanne Pleshette (Os Pássaros). A Viagem de Chihiro está disponível na Netflix.
A Viagem de Chihiro conquistou um Oscar em 2003
Reprodução/Studio Ghibli
2. Meu Amigo Totoro (1988)
Entre os maiores clássicos do estúdio, Meu Amigo Totoro narra a história de duas crianças que passam por um momento difícil ao saber que sua mãe luta contra uma doença terminal. No entanto, quando se mudam para o interior, elas acabam se perdendo e embarcam em uma aventura transformadora com os espíritos da floresta que decidem ajudá-las.
Com um tom mais otimista, este grande sucesso de Hayao Miyazaki, conquistou nota 8.1 no IMDb e 94% de aprovação no RT. O elenco de dublagem original é estrelado por Hitoshi Takagi (Lady Snowblood) e Chika Sakamoto (Digimon). Meu Amigo Totoro está disponível na Netflix.
Meu Amigo Totoro narra a história de duas crianças tentando lidar com o luto
Divulgação/Netflix
3. Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008)
Nesta animação infantil, conhecemos a história de Sousuke, um garotinho esperto que vive no litoral e um dia, ao brincar no mar, encontra Ponyo, um peixinho dourado que se transforma em uma criança humana. Os dois passam brincar e se divertir juntos até um feiticeiro exigir que Ponyo volte para o mar, mesmo que precise causar um desastre natural para isso. O elenco de dublagem em inglês é estrelado por Cate Blanchett (franquia O Senhor dos Anéis) e Liam Neeson (Batman Begins). Disponível na Netflix, a produção, assinada por Hayao Miyazaki, conquistou 7.6 pontos no IMDb e 91% de apoio no Rotten.
Ponyo narra uma história comovente de amizade entre um peixinho que vira humano e um garoto
Reprodução/IMDb
4. Princesa Mononoke (1997)
Princesa Mononoke é uma das animações mais aclamadas da produtora ao explorar de forma mais adulta temas como a devastação ambiental. O enredo segue a trajetória de um jovem príncipe amaldiçoado que, em busca da cura, se envolve em uma disputa entre uma guerreira que defende a floresta e um grupo de exploradores de minério que querem destruir os recursos naturais do lugar.
Os protagonistas são dublados por Yôji Matsuda (Urutoraman Reo) e Yuriko Ishida (Da Colina Kokuriko). Disponível na Netflix, a produção do diretor Hayao Miyazaki angariou avaliação de 8.3 no IMDb e 93% de apoio no RT.
Princesa Mononoke narra a história de uma jovem guerreira que luta contra a exploração da floresta
Reprodução/IMDb
5. O Menino e a Garça (2023)
Marca registrada do cineasta Hayao Miyazaki, O Menino e a Garça narra uma história trágica e emocionante envolvendo família. Aqui, a trama segue Mahito, um garoto que lida com o luto de perder sua mãe enquanto tenta restabelecer sua vida. Um dia, ele conhece uma garça falante que afirma que sua mãe está viva. Então, acreditando que vai encontrá-la, Mahito embarga em um mundo mágico e desconhecido repleto de aventuras.
Adaptando a obra de Genzaburo Yoshino, o longa conquistou o Oscar de melhor animação, e também obteve repercussão positiva com a crítica, com taxa de 7.5 pontos no IMDb e 97% de aprovação no RT. A dublagem em inglês tem nomes como Robert Pattinson (Batman), Willem Dafoe (Pobres Criaturas) e Christian Bale (Batman). O Menino e a Garça está disponível na Netflix.
O Menino e a Garça é uma das produções mais recentes do aclamado diretor e animador Hayao Miyazaki
Reprodução/IMDb
6. As Memórias de Marnie (2014)
Nesta produção aclamada, o enredo companha Anna, uma garota adotada que se sente sozinha e insegura com ela mesma. Sua vida muda quando ela conhece Marnie, uma garota misteriosa que mora em uma mansão abandonada e se torna sua melhor amiga. No entanto, não demora até Anna descobrir que a garota não é quem ela imagina.
Com direção de Hiromasa Yonebayashi (Mary e a Flor da Feiticeira), o projeto do Studio Ghibli, conquistou nota 7.6 no IMDb e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes. O elenco de voz original é estrelado por Sara Takatsuki (Tôbô bengoshi) e Kasumi Arimura (Birigyaru). As Memórias de Marnie está disponível na Netflix.
As Memórias de Marnie recebeu uma indicação ao Oscar
Reprodução/IMDb
7. O Túmulo dos Vagalumes (1988)
Considerado um dos filmes mais tristes e sombrios do Studio Ghibli, esta clássica animação apresenta os horrores da Segunda Guerra Mundial sob o olhar de dois irmãos, Seita e Setsuko, que acabam perdendo seus pais durante um bombardeiro no Japão, sendo obrigados sobreviverem sozinhos em um cenário hostil e desumano. Os protagonistas são dublados originalmente pela dupla Tsutomu Tatsumi (Wanghu Simcheong) e Ayano Shiraishi (My Wife’s Shell).
O filme adapta uma obra autobiográfica escrita por Akiyuki Nosak, publicada em 1967. Sob direção de Isao Takahata, o drama angariou 8.5 pontos no agregador IMDb e índice de 100% de aprovação crítica no RT. O Túmulo dos Vagalumes está presente na Netflix.
O Túmulo dos Vagalumes (1988) é uma das animações mais sombrios do Studio Ghibli
Reprodução/Studio Ghibli
8. O Conto da Princesa Kaguya (2013)
Inspirado no folclore japonês, esta animação apresenta a história de Kaguya, uma jovem que é encontrada ainda recém-nascida dentro de um bambu. Quando cresce, ela se transforma em uma bela moça que atrai a atenção de todos os homens da região. Sua beleza também desperta interesses no Imperador, no entanto, Kaguya não quer se casar e faz de tudo para evitar o matrimônio.
A protagonista é dublada originalmente por Aki Asakura (Trick). Com direção de Isao Takahata, o longa é um dos mais bem avaliados do estúdio, com nota 8.0 no IMDb e 100% de aprovação no Rotten. O Conto da Princesa Kaguya está disponível na Netflix.
O Conto da Princesa Kaguya é um filme inspirado no antigo conto japonês conhecido como “O Conto do Cortador de Bambu”
Divulgação/IMDb
9. Memórias de Ontem (1991)
Memórias de Ontem é um romance que explora a nostalgia da juventude e acompanha a vida de Taeko Okajima, uma mulher de 27 anos, que está cansada da vida urbana e decide voltar para o interior onde foi criada. Durantes seus passeios pela cidadezinha, ela recorda seu primeiro amor, a escola e os momentos felizes que viveu naquele lugar. A dubladora japonesa Miki Imai (Inujini sesi mono) é quem dá voz a personagem. Com direção de Isao Takahata, o longa atingiu 100% de aclamação da crítica no Rotten e 7.6 no IMDb. Memórias de Ontem (1991) está disponível na Netflix.
Memórias de Ontem é estrelado pela dubladora japonesa Miki Imai (Inujini sesi mono)
Divulgação/Netflix
10. O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
A lista encerra com esta obra clássica considera irretocável pela crítica e pelo público por seus cenários belíssimos e acolhedores. A trama conta a história de Kiki , uma bruxinha que se vê obrigada a viver sozinha na cidade e consegue emprego como entregadora em uma padaria. Em sua vassoura mágica, ela sobrevoa a cidade e entrega encomendas enquanto se desenvolve como pessoa. A protagonista é dublada por Minami Takayama (Detetive Conan). Com direção assinada por Hayao Miyazaki (O Castelo Animado), a produção atingiu 98% de aclamação no Rotten Tomatoes e 7.8 no IMDb.
O Serviço de Entregas da Kiki (1989) narra a história de uma bruxinha na cidade grande e sua busca por independência
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb (1), Rotten Tomatoes (1, 2
🎬 Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix
Mais do TechTudo
Initial plugin text